José Pereira

Violino
José Pereira

José Pereira

Violino

Biografia

José Pereira iniciou os seus estudos musicais na Banda Musical Lanhelense.
Em 1995, entra para a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo para estudar com Armando Gonzalez, terminando o curso secundário com a classificação máxima (20 valores).
Frequentou master-classes com Serguei Arantounian, Nicolas Chumashenco, Anotoli Swarzburg, Evélio Teles, Aníbal Lima, Gerardo Ribeiro, Lee-Chin Siow, Radu, Ilian Gronniz, Serguei Kravechenco, Vadim Répin, Thomas Brandies, entre outros.
Atuou como concertino em várias orquestras, tais como a Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Orquestra das Escolas Particulares 99, Orquestra APROARTE (numa digressão a Berlim), Orquestra Sinfónica Povoa do Varzim e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Atuou em outras orquestras como a da Federação Académica do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa, Orquestra “Pedro Álvares Cabral”, Musik Fabrik de Colónia, onde trabalhou com vários e prestigiados maestros.
Em 2003 recebeu o 2º Prémio no “Prémio Jovens Músicos da RDP”, tendo obtido em 2004 o 1º Prémio deste concurso.
Actualmente é membro do Moscow Piano Quartet, do Remix Ensemble Casa da Música, sendo também membro fundador e músico do Ensemble Contrapunctus.