Jeffery Davis

Masterclasse Improvisação e Percussão
Jeffery Davies

Jeffery Davis

Masterclasse Improvisação e Percussão

Biografia

Nasceu no Canadá, em 1981 e vive em Portugal desde 1985. Começa muito cedo os seus estudos musicais, iniciando-se rapidamente na percussão. Posteriormente, ingressa no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Aveiro, sob a orientação do Professor Vasco Rodrigues.
É na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), que estuda, com os Professores Miquel Bernat, Mário Teixeira, Paulo Oliveira, Joaquim Alves e Pedro Carneiro, e finaliza o recital de curso com 19 valores.
Paralelamente, realiza vários concertos com o grupo de percussão, com a Orquestra de Sopros e com a Orquestra de Cordas da EPME, tocando a solo “Concerto para Marimba e Orquestra”, do compositor Ney Rosauro, no festival de Jovens Músicos em Murcia (Espanha).
Participa em vários seminários com músicos como Ricardo Fernandez (Percussão Latina), Kroumata Percussion Group (Música de Câmara), Jesus Chapi (Vibrafone Jazz) e Emmanuel Séjourné (Vibrafone).
Em Julho de 1998, frequenta o curso de verão da Berklee College of Music, nos E.U.A, tendo a oportunidade para trabalhar com os vibrafonistas Gary Burton, Ed Saindon, Dave Samuels e Vitor Mendoza.
Em meados dos anos 90, é admitido na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), no Porto.
Durante a sua permanência, na ESMAE, estuda com Miquel Bernat e Manuel Campos, realiza vários estágios com a Orquestra Sinfónica da Escola, frequenta uma Master Class com o percussionista Steven Schick (Multi-Percussão) e integra o Drumming Grupo de Percurssão.
É no Drumming que efectua vários concertos na Europa, faz várias estreias mundiais de obras escritas por compositores nacionais e internacionais como, Mário Laginha, João Pedro Oliveira, Emmanuel Nunes, Carlos Azevedo, Jesus Torres, Emmanuel Séjourné, entre outros.
Em Março de 2002, obtém o primeiro prémio no Concours International de Jazz, em Paris, conquistando uma bolsa de estudo para frequentar o curso na Berklee College of Music.
Conclui o curso da ESMAE, em Novembro do mesmo ano (2002), com a nota máxima (20 valores).
Em Janeiro de 2003, desloca-se para os Estados Unidos, onde inicia o curso de Jazz Performance Vibraphone, na Berklee College of Music, que termina em Maio de 2006, com o estatuto de Summa Cum Laude.
Destaca-se o vibrafonista de topo da Escola.
Ganha inúmeros prémios atribuídos pela Berklee, nomeadamente, o prémio de Most Active Mallet Player, o Gary Burton Scholarship e o prémio por excelência académica Dean of Curriculum.
Recebe também do IAJE ( International Association for Jazz Education ) o prémio de Outstanding Musicianship.
É nos Estados Unidos que tem a oportunidade de trabalhar com músicos de jazz, como Hal Crook, Joe Lovano, Gary Burton, Dave Liebman, Dave Samuels, Phil Wilson, Terrence Blanchard, Michel Camilo, Steve Swallow, Bob Mintzer, Ed Saindon, Vitor Mendoza, Roswel Rudd, Alex Terrier, Brian Baker, entre outros.
Jeffery Davis, actualmente, mantém-se activo no mundo do jazz, neste momento prepara o seu primeiro CD pela editora Tone of a Picth, e clássico realizando recitais por todo pais a solo e concertos para marimba/vibrafone e orquestra. Realiza Masterclasses nas mais prestigiadas escolas nacionais e europeias. Faz vários concertos com músicos nacionais e internacionais. No âmbito pedagógico, Jeff Davis lecciona vibrafone jazz na Escola Superior De Musica e Artes do Espectáculo. E também activo como compositor, tanto jazz como clássico.

Ver informação completa, clique aqui